sexta-feira, 29 de maio de 2015

Tirinha #8 - Greve não..! :(

Estamos traumatizados e só de ouvir a palavra "greve" em qualquer frase, vem um arrepio... Afinal, vai ter greve ou não vai ter greve? 



Mercado de trabalho sem fronteiras: Google e Facebook

Nos últimos meses o PET Computação UFCG teve a honra de organizar juntamente ao Projeto Olímpico e às próprias empresas, alguns eventos com o intuito de aproximar mais os estudantes do nosso curso com a realidade das maiores empresas de tecnologia do mundo, além, é claro, de estabelecer um canal direto com essas empresas no intuito de "exportar" alunos para estágios e empregos, como já vem ocorrendo comumente nos últimos tempos - com a tendencia de se tornar ainda mais normal esse fluxo.

O primeiro a nos visitar, no dia 19 de Março, foi o Davi Pires, engenheiro de software do Google Belo Horizonte. Ele teve um diálogo sobre Educação e Carreiras em Ciência da Computação. A conversa aconteceu no auditório do CEEI, na UFCG, que estava completamente lotado, contando com a presença de alunos da graduação (UEPB e UFCG), pós (UFCG) e, até mesmo, secundaristas (IFPB). O Davi era um convidado do Projeto Olímpico, coordenado pelo prof. Rohit, e aproveitou a vinda à cidade a convite do mesmo para falar um pouco sobre sua trajetória que se iniciou na UFPE, passando por experiências da graduação, na pós e no ramo dos negócios, até parar na multinacional Google. Ele ainda abordou curiosidades, incentivou estudantes a submeterem currículos para estágios e empregos, deu diversas dicas de como fazer para chegar até lá e respondeu diversos questionamentos do público.
Davi Pires (Google BH)
A segunda visita foi do também engenheiro de software do Google, mas dessa vez do escritório de NYC, Diego Cavalcanti. Diego é natural de Campina Grande e fez graduação e mestrado na UFCG. A sua palestra: Da UFCG ao Vale do Silício, não poderia ter um nome mais objetivo - apesar de Diego não trabalhar no Vale do Silício, propriamente dito. Ele falou muito sobre a empresa, o regime de trabalho, a liberdade dos funcionários, as diversões, a metodologia, a convivência, os benefícios financeiros, etc. Além disso, ele também fez uma série de recomendações àqueles que pretendem um dia submeter seus currículos ao Google. A palestra ocorreu dia 30 de Abril no Centro de Extensão José Farias, que tem capacidade para aproximadamente 150 pessoas e estava completamente lotado.

Diego Cavalcanti (Google NYC)
O evento mais recente aconteceu no último dia 27 (quarta-feira) e ocorreu no CAA 405. Victor Silva, assim como os demais palestrantes, falou um pouco sobre a empresa e o ambiente de trabalho. Ele foi estagiário do Facebook no período em que fez intercâmbio nos EUA na universidade de Cornell e voltará em 2016, quando se forma pela UFCG, aos EUA para trabalhar como Engenheiro de Software full time da empresa. Hoje é Embaixador do Facebook no campus da UFCG. Durante a apresentação, além de abordar o convívio e a estrutura da empresa, ele tratou o assunto de forma objetiva, recebendo currículos e falando sobre oportunidades existentes e como aproveitá-las. Por fim, ele realizou uma série de perguntas aos participantes similares às que são feitas em entrevistas para estágios/empregos e premiou àqueles que souberam responder com souveniers do Facebook.

Victor Silva (Facebook)
Em todas essas ocasiões os palestrantes deixaram claro que essas empresas se interessam por estudantes brasileiros, dando diversas oportunidades que podem ser alcançadas de diversas formas, mas que todos esses caminhos requerem responsabilidade e esforço. A recompensa... essa parece muito óbvia.

O PET Computação gostaria de agradecer a todos os palestrantes pela disponibilidade e a prestatividade de colaborarem com o futuro dos estudantes de Computação da UFCG.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

PET Computação no projeto de Provocação de Profissões do colégio Damas


Vamos conhecer mais sobre o curso de Computação na UFCG?
Relógio binário utilizado na brincadeira 
O PET Computação realizou uma palestra sobre diálogos de carreiras em ciência da computação no projeto de Provocação de Profissões do colégio Damas no centro de Campina Grande. O projeto tem como objetivo dar, aos alunos do 3º ano do ensino médio, uma visão de alto nível sobre as possíveis carreiras que podem ser seguidas após cursar uma faculdade.

A palestra foi ministrada pelos petianos Marcos, Isabelle e Julie. Questões interessantes como o que é computação, onde se encontra computação, atribuições de um profissional de computação, os salários, as empresas que contratam profissionais estes profissionais, a organização do curso, as disciplinas, a infraestrutura e as demais oportunidades foram mostradas para gerar uma visão de alto nível da carreira.

A palestra contou também com um momento para sanar dúvida e um momento de descontração com uma brincadeira do relógio binário, muito comum na disciplina de Introdução a Computação, como uma pequena amostra de conceitos de computação que poderiam ser vistos no decorrer do curso.

O grupo PET sempre está disposto a participar de atividades de feiras de profissões e projetos que visam motivar possíveis futuros alunos do curso tendo em vista a importância da contribuição com o pilar de extensão do curso para transpassar os horizontes do curso.

Palestra no colégio motiva no ano de 2014
Nas oportunidades anteriores o PET participou das feiras de profissões realizadas no colégio Alfredo Dantas e colégio Motiva no ano passado.

Você pode conferir a apresentação da palestra acessando a guia documentos da página do PET Computação ou clicando aqui.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

XIV Encontro Nordestino dos Grupos PET - ENEPET 2015


          O XIV Encontro Nordestino dos Grupos PET deste ano aconteceu na cidade de Salvador, Bahia, entre os dias 30 de Abril e 3 de Maio de 2015. O grupo PET Computação UFCG foi representado por três de seus membros, que participaram de uma vasta programação durante todos o dias do evento. Dentre todas as atividades nas quais os petianos participaram, vale destacar: Os GDTs e a Apresentação dos Trabalhos. Um GDT foi escolhido por cada membro do grupo que compareceu ao evento, de modo que cada um trouxesse para Campina Grande novas e diferentes ideias, frutos das palestras assistidas. Assim sendo, os temas dos GDTs assistidos foram: Processos de avaliação, CLAA: Desafios e objetivos e Desafios do PET: Melhoria dos cursos de graduação. 
          O nosso PET escolheu para apresentar no ENEPET 2015 uma dentre todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano: O Recapitulando. Esta atividade interna tem por objetivo revisar conceitos vistos (ou não) pelos membros do grupo em períodos anteriores através de seminários de curta duração, sempre antes de nossas reuniões semanais. A Apresentação dos Trabalhos ocorreu de forma bem tranquila, várias pessoas se interessaram e a atividade desenvolvida por nós foi apontada como um diferencial pela maioria que assistiu nossa apresentação. A seguir, algumas fotos do evento:


Palestra de Abertura do Evento
Encerrando mais um dia de atividades na UFBA

Visita ao Pelourinho

Apresentação dos trabalhos (Recapitulando)



GDT Desafios do PET: Melhoria dos cursos de graduação


sexta-feira, 22 de maio de 2015

Olímpiadas de Computação: Treinamentos e cursos

As Olimpíadas Científicas, mais do que competições entre jovens que envolvem conhecimentos científicos de alto nível, são uma importante ferramenta educacional que têm impacto direto na formação de recursos humanos de alto nível em ciências – descobrindo e estimulando talentos – e indiretamente na qualificação de professores através de sua valorização profissional. Em alguns casos, é um instrumento importantíssimo de inclusão social.

Nesse sentido, o Projeto Olímpico da Computação@UFCG e o grupo PET Computação visam não só à ampliação da Olimpíada Paraibana de Informática, como também à organização de treinamentos e cursos na área de Informática, visando atingir, anualmente, mais de mil alunos de escolas públicas e privadas de várias cidades da Paraíba.

 Em 2015, já realizamos vários treinamentos/cursos de iniciação e introdução a programação, visando a participação dos alunos nas Olimpíadas Paraíba e Brasileira de informática. 

Os cursos são direcionados aos alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental e além de prepará-los para as olimpíadas, busca estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral e identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.

Confira as fotos dos cursos: