quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Recapitulando – Persuasão

Existem pessoas que, com pouco esforço aparente, conseguem convencer outras a tomarem determinadas atitudes ou seguirem determinadas direções. Habilidade muitas vezes vista como traço da personalidade dessas pessoas ou até como algo quase sobrenatural. O fato é que este poder nada tem a ver com magia e é utilizado por todos todo o tempo, conscientemente ou não. É o poder da persuasão.

A persuasão se refere ao uso da comunicação para, através de padrões de conduta humanos, influenciar pessoas a alterar pensamentos e/ou atitudes. Ela vem sendo estudada frequentemente desde a Grécia antiga, hoje fazendo parte da rotina de diversos pesquisadores, especialmente da área de psicologia social. Um consenso destes pesquisadores é desmistificar a ideia de que a persuasão é um dom dominado por poucos, e tratá-la como uma ciência capaz de ser aprendida por qualquer pessoa com suficiente interesse.

Um dos psicólogos sociais inseridos no processo de desvendamento dos segredos da persuasão é o professor da Universidade do Estado de Arizona Robert B. Cialdini, que em sua obra Influence: The Psychology of Persuasion, delineou alguns princípios que devem ser seguidos para a compreensão de como as habilidades de comunicação podem ser desenvolvidas com o objetivo de influenciar as pessoas.

Estes princípios são:
  • Reciprocidade – as pessoas se dispõem a devolver favores quando algo lhes é oferecido primeiro;
  • Coerência – as pessoas buscam agir de maneira coerente ao seu comportamento prévio;
  • Validação Social – as pessoas tendem a seguir tendências;
  • Simpatia – as pessoas são mais abertas às pessoas que gostam, se sentem atraídas ou são parecidas consigo;
  • Escassez – as pessoas atraem-se por coisas de disponibilidade limitada, ou quando podem perder a oportunidade de consegui-las;
  • Autoridade – as pessoas tendem a obedecer e/ou concordar com figuras de autoridade no tema.

Laybson durante a apresentação

Os princípios da persuasão de Cialdini foram apresentados pelo petiano Laybson Plismenn e debatidos por todos os presentes no recapitulando, objetivando o crescimento de projetos e produtos através do aumento da capacidade de convencer pessoas de forma ética.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Recapitulando - Hábitos Anti-Procrastinação



Procrastinar é o ato de adiar uma atividade, especialmente quando se trata de algo que não nos dá muito prazer.  Por exemplo, sabe aquele bendito trabalho da universidade que deve ser entregue na segunda de manhã, mas que você vai adiando e só decide faze-lo no domingo à noite? Pronto. Esse é o espirito da coisa.


procrastinator-gif-tumblr.gif
Procrastinador

A procrastinação atrapalha sua vida pessoal e profissional, pois você deixar para fazer tudo em cima da hora e, consequentemente, se estressa desnecessariamente e geralmente o resultado não fica como o planejado. Claro que sempre há alguns ‘ninjas’ que conseguem fazer todo o trabalho no último minuto, mas sejamos francos: isto é muito desgastante e irresponsável.


Este recapitulando foi produzido por Ruan R. Eloy, baseado no livro 23 Hábitos Anti-Procrastinação de S. J. Scott, e teve como objetivo compartilhar algumas dicas para se ter uma vida mais produtiva. O vídeo abaixo apresenta um breve resumo da apresentação.


Livro

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Recapitulando - Morte e Vida Severina

O PET Computação busca sempre debater novos temas afim de alcançar a formação plena de seus integrantes. Uma das formas de fazermos isto é através do recapitulando e o tema desta vez foi o poema de João Cabral de Melo Neto: Morte e Vida Severina.

Cena da adaptação para desenho animado

O Debate

O tema foi escolhido e apresentado pelo petiano Hugo Gabriel e contou com a participação de todos os outros integrantes do PET Computação e também do tutor do grupo Marcelo Barros.

Durante a apresentação foram levantadas questões como a importância da obra no cenário histórico literário nacional, a história e contribuição do autor para a literatura brasileira, o retrato social apresentado no poema e a sua relação com Ciência da Computação.

Resumo da Obra

Esta obra de literatura regionalista brasileira foi escrita por João Cabral de Melo Neto entre 1954 e 1955 foi a principal produção do autor e uma das mais relevantes de toda a literatura nacional.

O livro narra a história do retirante Severino que decide sair do Agreste pernambucano para chegar no litoral a fim de escapar da morte que tanto assola sua região.

No entanto, em sua jornada em busca da vida ele encara tantas vezes a morte e a miséria que pensa em dar fim ao seu sofrimento e apressar a própria morte se jogando em um rio.

Adaptações

A obra passou várias adaptações nos mais diversos tipos de expressão:

domingo, 2 de agosto de 2015

Minicurso: armazenamento em nuvem

Na última quarta-feira (29/07) o grupo PET Computação ministrou o minicurso "Armazenamento em nuvem: iniciante", primeiro a contar com a participação dos novos petianos.





Ministrado para pesquisadores do projeto Agile, o minicurso tratou das vantagens e as ferramentas disponíveis para trabalhar com o armazenamento em nuvem, como o Google drive e o Dropbox, visando passar os conhecimentos necessários para gerenciar arquivos de maneira organizada e otimizando tempo e recursos.