A Computação Evolutiva é um ramo de pesquisa da Inteligência Artificial que consiste em um conjunto de técnicas de busca e otimização inspiradas na Teoria da Evolução de Darwin (1859).
Dentre essas técnicas, destacarei os Algoritmos Genéticos (AGs), em sua forma mais básica.
Na natureza, indivíduos competem entre si buscando a sobrevivência. Os mais aptos terão maior chance de gerar descendentes e todos os indivíduos estão sempre sujeitos a mutações. Os AGs simulam esses processos a fim de gerar soluções ótimas para determinados problemas. Essas soluções são tratadas como indivíduos de uma população que a cada iteração evolui, gerando uma nova população que tende a possuir um maior grau de otimização.
Seu funcionamento se dá da seguinte forma:
- Inicialmente uma população é escolhida, composta por indivíduos criados aleatoriamente.
- Avalia-se essa população através de um critério pré-estabelecido (função de aptidão ou fitness function).
- Através do operador de seleção, os indivíduos mais aptos, de acordo com o valor dado pela fitness function, são selecionados.
- Sobre estes indivíduos são aplicados operadores de cruzamento e mutação a fim de garantir uma variabilidade de soluções.
- Esse processo se repete até que um número predeterminado de iterações seja atingido ou até que uma solução aceitável seja alcançada.
Os AGs possuem aplicações em diversas áreas como a Engenharia, Biologia, Economia, Medicina etc. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.
Nenhum comentário :
Postar um comentário