Dentro do contexto de redes de computadores, as camadas de redes possuem responsabilidades específicas, mas se trata de um modelo standart para protocolos de comunicação entre os diversos sistemas a fim de garantir a comunicação end-to-end.
O modelo divide as camadas em sete e estão empilhadas de forma hierárquica: Aplicação, apresentação, sessão, transporte, rede, enlace de dados e física.
Figura 1: Figura esquemática sobre o modelo hierárquico das camadas de rede. |
Camada de Aplicação
Atua como janela onde os processos de aplicativos e usuários podem acessar os serviços de rede, separando a existência de comunicação em rede entre processos de diferentes computadores. Toda comunicação de rede que a máquina fizer, deve passar por essa camada.
Camada de Apresentação
Atua como tradutor de dados para a rede, convertendo o formato do dado recebido pela camada de aplicação em um formato comum a ser usado na transmissão deste dado. Também é responsável pela compressão e criptografia dos dados.
Camada de Sessão
Estabelece a sessão entre processos em execução em estações diferentes, permitindo ainda que as camadas superiores possam organizar, sincronizar e gerenciar suas trocas de dados. É atribuída à essa camada ainda a transferência de dados, dos erros e administra os registros das transmissões. O controle entre os diálogos é realizado através de tokens evitando que duas partes do sistema executem a mesma região crítica.
Camada de Transporte
É responsável pela transferência econômica, eficiente e confiável dos dados entre a máquina destino e máquina origem, garantindo que os dados cheguem na ordem correta, independentemente do tipo, tipologia ou configuração da rede. A comunicação entre processos ocorre através da troca de mensagens por sockets, que podem ser lidos como interfaces que intermediam os processos de aplicação e a camada de transporte.
Camada de Rede
A camada de rede controla a operação da sub-rede, decidindo que caminho físico os dados devem seguir com base nas condições da rede, na prioridade do serviço e em outros fatores. Além disso, é responsável pelo roteamento, controle de tráfego da sub-rede, fragmentação de quadros e mapeamentos de endereços lógicos-físicos.
Camada de Vínculo de Dados ou Enlace de Dados
A camada de vínculo de dados proporciona uma transferência de quadros de dados sem erros de um nó para outro através da camada física, permitindo que as camadas acima dela assumam a transmissão praticamente sem erros através do vínculo.
Camada física
A camada física, a camada inferior do modelo OSI, está encarregada da transmissão e recepção do fluxo de bits brutos não estruturados através de um meio físico. Ela descreve as interfaces eléctricas/ópticas, mecânicas e funcionais com o meio físico e transporta os sinais para todas as camadas superiores.
No POSCOMP 2015, a questão 65 abordou esse tema com a seguinte pergunta:
No modelo de referência ISO/OSI, qual camada deve gerenciar tokens, impedindo que duas partes tentem executar, ao mesmo tempo, a mesma operação crítica?
(A) Sessão
(B) Transporte
(C) Apresentação
(D) Sincronização
(E) Aplicação
De acordo com o que foi visto acima, a camada responsável por evitar o acesso de duas partes do sistema à uma mesma região crítica, além de se comunicar através de tokens é a camada de Sessão. Logo, a resposta correta é a letra A.
Boa sorte e bom POSCOMP à todos.
Por:
Nenhum comentário :
Postar um comentário