Paradigmas da Programação Orientada a Objeto x Programação Estrutural
O desenvolvimento de softwares nos dias atuais é absurdamente amplo, qualquer pessoa com sã consciência e vontade, pode de sua própria casa, aprender a programar e se tornar um desenvolvedor. Existem os mais diversos tipos de desenvolvedores. Desde os que tem a programação como hobby até os que vivem profissionalmente deste ramo.
O fato é que, seja qual tipo de programador você seja, em algum momento da vida computacional irá se deparar com os paradigmas da programação orientada a objeto, convencionalmente chamada (OO) e a programação estrutural. Então qual são as diferenças ? Em que se fundamenta cada uma ?
No recapitulando de hoje trataremos sobre isso.
Programão Estrutural
A programação estrutural está baseada em um paradigma sequencial, em que cada linha de código é executada uma após a outra, sem muitos desvios de fluxo. Diferente do que veremos posteriormente nos paradigmas da programação orientada a objeto. A programação estrutural está baseada em três pilares.
- Sequencia
- Seleção
- Iteração
A seleção se relaciona com o fluxo a ser percorrido, dependendo da escolha, onde pode ser um fluxo condicional ou multifluxos !
E a Iteração diz respeito a repetição de passos ou execução de instruções repetidas.
Programação Orientada a Objeto
Esse tipo de programação tem crescido bastante , principalmente por questões voltadas a segurança e reaproveitamento de código, o que é muito importante no desenvolvimento de qualquer aplicação moderna. É um padrão de desenvolvimento que é seguido por muitas linguagens como C# e Java. Além disso a OO tenta aproximar a representação do sistema mais perto do que veríamos no mundo real. Assim como a programação estrutural, a OO tem se sustentado em quatro pilares.- Abstração
- Encapsulamento
- Herança
- Polimorfismo
A abstração: Chegar o mais próximo da representação de um objeto real. Para tal temos três
características.
- Identidade: Geralmente associado ao conceito de pacotes e nomes de classes;
- Propriedades: Características que o objeto terá. Por exemplo, imaginando um cachorro as propriedades de um cachorro seriam tamanho, raça, idade e etc.
- Métodos: Associados as "ações" que o objeto pode descrever. Ainda levando em consideração o cachorro, ele pode "latir()", "correr()" e etc.
O encapsulamento se trata de um dos elementos que adicionam segurança a aplicação em uma programação OO, pelo fato de esconder as propriedades, criando uma espécie de caixa preta. A maior parte das linguagens OO implementam o encapsulamento baseado em propriedades privadas, ligadas a métodos especiais chamados getters e setters. Essa atitude evita o acesso direto a propriedade do objeto adicionando outra camada de segurança a aplicação.
A herança está relacionado ao reuso de código,e é uma das grandes vantagens da programação OO. O objeto abaixo irá herdar características de todos os objetos acima dele, que são seus ancestrais
Sabe-se que graças a herança os objetos filhos herdam caracteristicas e comportamentos de seus ancestrais, entretanto, em alguns casos é necessário que as ações para um mesmo, seja diferente. O polimorfismo consiste na alteração do funcionamento interno de um método herdado de um objeto pai.
Por fim, quais são as vantagens e as desvantagens de cada paradigma ?!
VANTAGENS PE:
- Segue um paradigma sequencial;
- Leitura de linha por linha, sem muitos caminhos paralelos;
- Fácil compreensão;
VANTAGENS POO:
- Procura aproximar o sistema que está sendo criado ao que é observado no mundo real;
- Reutilização de código;
- Facilidade para mantenção;
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