quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Recapitulando - Morte e Vida Severina

O PET Computação busca sempre debater novos temas afim de alcançar a formação plena de seus integrantes. Uma das formas de fazermos isto é através do recapitulando e o tema desta vez foi o poema de João Cabral de Melo Neto: Morte e Vida Severina.

Cena da adaptação para desenho animado

O Debate

O tema foi escolhido e apresentado pelo petiano Hugo Gabriel e contou com a participação de todos os outros integrantes do PET Computação e também do tutor do grupo Marcelo Barros.

Durante a apresentação foram levantadas questões como a importância da obra no cenário histórico literário nacional, a história e contribuição do autor para a literatura brasileira, o retrato social apresentado no poema e a sua relação com Ciência da Computação.

Resumo da Obra

Esta obra de literatura regionalista brasileira foi escrita por João Cabral de Melo Neto entre 1954 e 1955 foi a principal produção do autor e uma das mais relevantes de toda a literatura nacional.

O livro narra a história do retirante Severino que decide sair do Agreste pernambucano para chegar no litoral a fim de escapar da morte que tanto assola sua região.

No entanto, em sua jornada em busca da vida ele encara tantas vezes a morte e a miséria que pensa em dar fim ao seu sofrimento e apressar a própria morte se jogando em um rio.

Adaptações

A obra passou várias adaptações nos mais diversos tipos de expressão:

Nenhum comentário :

Postar um comentário