sábado, 11 de abril de 2015

Code.org na Semana do Fera: Uma experiência que deu certo!

Na Semana do Fera 2015.1, nós decidimos acrescentar ao planejamento uma competição estilo maratona para incentivar os feras a ter seu primeiro contato com os fundamentos da progração e também para instigá-los a participar de maratonas, como a OPI.

O code.org é um site feito para ensinar programação à pessoas leigas e crianças. O lema deles é "Anybody can learn" (qualquer pessoa pode aprender), resumindo bem o propósito do site. O PET Computação já havia utilizado este site para introduzir a programação à crianças, e o resultado foi extremamente positivo. Utilizando-se de jogos famosos,como Plants X Zombies, Angry Birds e Flappy Bird, o site faz com que o usuário utilize blocos que possuem as mesmas funções que os blocos vistos na programação (if, else, for, while), para fazer com que o personagem atinja um objetivo estipulado. De modo intuitivo, o aluno vai aprendendo a usar as principais construções da programação brincando e se divertido através de uma divertida interface gráfica.

Por exemplo, na imagem abaixo o objetivo é fazer com que o zombie chege até o girassol. O usuário deve organizar e rearranjar os blocos de forma a fazer com que o personagem atinja o objetivo da forma mais simples possível.



Utilizar o Code.org com os feras foi uma ideia excelente, pois muitos deles ingressam no curso sem ter o mínimo conehcimento de programação, e o site apresenta as ideias principais que são utilizadas para programar, minimizando a dificuldade que eles terão para aprender essas construções na disciplina Programação I. Uma competição foi realizada, com direito a medalhas e brindes para os 1º, 2º e 3º lugar de cada turma.



Ao fim do curso, foi pedido para que os participantes respondessem um questionário de avaliação, e o feedback recebido realmente nos motivou a continuar trabalhando com o code.org na Semana do Fera.