quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ciclo de seminários #3: "Como ser um líder"

Ontem, 19 de novembro, aconteceu o seminário: "Como ser um líder" , apresentado pela petiana Mayza Nunes. A apresentação abordou o conceito liderança, e como seu significado mudou com o passar do tempo. Pois antigamente se pensava que as pessoas que possuíam certas características físicas e sociais teriam sido agraciadas e escolhidas por Deus para serem lideres, e quem não atendia esses requisitos seria condenado a ser um liderado o resto da vida, isso era o que defendia a teoria dos traços. Com o passar dos tempos os estudiosos perceberam que essa teoria nem sempre era verdade, haviam pessoas que atendiam esses requisitos e não conseguiam ser um líder e vice-verso.


Daí surgiram outras teorias, as comportamentais e contingenciais. Em síntese a teoria comportamental define alguns estilos de liderança, dentre eles o autocrático, democrático e liberal. Na apresentação discutimos suas respectivas características, vantagens e desvantagens. Enquanto isso a teoria contingencial, defende a tese que o estilo de liderança não deve ser fixo, e sim moldado de acordo com a situação.


Depois de entender esses conceitos, foram explicadas algumas características de lideres, e algumas técnicas de como aplicá-las ao nosso dia a dia. Além disso discutimos os 8 papeis de um líder e o árduo caminho para se tornar um completo, pois além de conhecimento, um líder deve ter bastante experiencia. Ser um líder não é uma questão de sorte e sim de dedicação. Você pode ver a apresentação aqui.

.