segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Ciclo de seminários #5: "MOOCs, O Quê?"

Na ultima sexta-feira(12) também aconteceu o seminário "MOOC, O Quê?", apresentado pela petiana Maria Letícia. Em uma apresentação sobre essa recente tecnologia que teve seu auge em 2012 visou informar o básico sobre a definição dessa tecnologia, histórico, vantagens e desvantagens, principais plataformas e muito mais.



Durante a apresentação foi explicitado qual a importância de ter selecionado esse tema, uma vez que nós estudantes (ou não) estamos sempre procurando uma nova forma de obter conhecimento sobre  a sua área de estudo ou de interesse pessoal, sendo os MOOCs uma recente tecnologia que surgiu com o desenvolvimento da internet e permite que universidades, professores e alunos do mundo inteiro estejam conetados através de uma plataforma para a disseminação do conhecimento. Foi mostrado também um breve histórico e evolução dos MOOCs, identificado sua base nas ideias de OER(Open Education Resources) juntamente como movimento de OE(Open Education), além de mostrar que o primeiro MOOC foi um curso dada pela universidade de Stanford intitulada "Introduction to Artificial Intelligence" a qual teve a participação de 160.000 estudantes.

A apresentação também indicou a diferença entre as duas vertentes dos MOOCs: cMOOCs (baseados na teria da conectividade) e xMOOCs (baseada em conteúdo). Foram apresentadas algumas das principais plataformas incluido o edXCourseraKhan Academy e muitas outras, além de algumas plataformas brasileiras também, destacando uma que está sendo desenvolvida pela UFCG (POETA), apontando informações relevantes sobre cada uma. Indicou-se vantagens e desvantagens, tanto para os alunos quanto para os provedores dos MOOCs e políticos. Vocês podem acessar o link da apresentação aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário