terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Recapitulando: Cultura Organizacional no PET Computação


Cultura Organizacional é um conjunto de valores, crenças, rituais e normas que são adotados e compartilhados por todos os integrantes de uma organização.

A estratificação da cultura organizacional é definida por três elementos básicos:

  • pressupostos: crenças estabelecidas, hábitos e costumes
  • valores: o certo e o errado, o que funciona, riscos, objetivos e estratégias
  • artefatos: produtos, tecnologia, rituais e cerimônias

Nesse momento você deve está pensando que isso é teoria sem sentido e que não importa na sua vida profissional e acadêmica! Pois vocês está errado! Conhecer a cultura organizacional do seu laboratório, projeto e equipe de pesquisa é fundamental para que possa desenvolver melhor as suas atividades.

A cultura organizacional é um elo entre o presente e o passado, de forma a contribuir para melhorias na instituição. Assim a cultura é aprendida, transmitida e passada por todos os integrantes da organização.


Aqui no PET Computação não é diferente! Gerações após gerações a cultura organizacional é aprendida e repassada, de forma que cada integrante, com a sua vocação, possa contribuir para melhorias no grupo e na graduação.

Então é isso! Seja no hackfest do Analytics UFCG ou no aniversariantes do mês no SPLab, isso é cultura! E contribui (mesmo que você não se dê conta) para a cultura organizacional e consequente melhoria no rendimento no trabalho.

Lembre-se que nós de computação não estamos apenas desenvolvendo tecnologia, isso é mais arte do que apenas desenvolvimento. Então a cultura organizacional é como se cada um tivesse um pincel e juntos estivéssemos desenhando a nossa Mona lisa!

Acesse estes e outros temas tratados no PET Computação aqui.