terça-feira, 12 de julho de 2016

8 dicas para reduzir seu estresse e aumentar sua produtividade nos estudos

Semana de provas chegando e aquele nervosismo a acompanha. Um clima tenso se instaura no ar seguido daquela frustrante sensação de estresse massante. Mas, por que não ver umas dicas que podem melhorar seu humor e te ajudar a passar por essa semana pesadíssima?

Veja abaixo 8 dicas que podem ajudar você no gerenciamento de estresse, além de melhorar sua produtividade nos estudos.

1. "Diga sim à pressão"

Não, não estamos falando dessa pressão da semana de provas, estamos falando de acupressão. Essa técnica é uma variação da acupuntura, mas ao invés de usar agulhas, usamos a ponta dos dedos como pressionador dos pontos críticos causando uma sensação ótima de relaxamento.
Aqui, você deve fazer o seguinte:

  • Localizar o terceiro olho, que se encontra entre as sobrancelhas, na indentação onde o nariz se encontra com a nossa testa.
  • Localizar o pilar celestial, que se encontra no pescoço, na parte de trás, um pouco abaixo da base do crânio, perto da espinha.
Agora, respire fundo e aplique, de forma bem firme, pressão em cada ponto por dois ou três minutos. A pressão deve causar uma sensação estranha, mas nada de dor! Ao terminar, você deve se sentir bem mais leve.

Acupressão pode ser executada por você mesmo ou profissionais.

2. AGITA AE

Um exercício muito bom para se fazer quando se está estressado é simplesmente levantar os braços e agitar o mais rápido que puder, como se estivesse jogando tudo pra cima. Você deve fazer isso por 10 segundos e em seguida deixe seus braços caírem, respire fundo e faça novamente. Ao terminar o exercício, sinta como seus braços estão mais acordados e sua disposição melhorou.

Joga as mãos pra cima.

3. Traz um lanchinho, por favor!

Comer é, sem dúvidas, a melhor forma de lidar com o estresse. Quando você come alimentos ricos em carboidratos, seu corpo libera serotonina ajudando a relaxar e trazendo a sensação de calma. Mas, não exagera.

Chocolates, doces, biscoitos, salgadinhos, entre outros, são alimentos ótimos para comer quando estiver estressado.

4. Abrace

Abraço é uma delícia. Aumenta a autoestima, fortalece laços e com certeza te dá aquela sensação de conforto. Abrace seus amigos, parentes, colegas, qualquer pessoa.

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"ai, vamo"

5. Assista o pôr do sol

Nada mais magnífico do que assistir o pôr do sol e lembrar que sempre, por mais pesado que seu dia tenha sido, ele termina. Não importa o que aconteceu, sempre existirá a possibilidade de mudar, aprender, evoluir e refazer algo que não tenha saído como esperado.

Pôr do sol na UFCG
Pôr do sol na UFCG. As vezes esquecemos que podemos ter esse tipo de vista aqui mesmo.

6. GRITA!

A imagem é autoexplicativa. Quando gritamos, liberamos uma enorme quantidade de energia e isso definitivamente nos deixa mais calmos.

Ah, Caio, por favor.

7. Coloque sua música preferida, ou melhor, sua playlist preferida

Escolha uma playlist da bad ou até mesmo um rock pesado para dançar até ficar bem cansado. A música ativa várias partes do seu cérebro ao mesmo tempo, o que é ótimo e te distrai um pouco da maré de preocupações.

"Cause I'm so into you, into you, into you, oh yeah"

8. Diga "Eu te amo" pra alguém

Um "Eu te amo" não deveria ser motivo de preocupação ao ser ouvido, o que vem se tornando cada vez mais comum no decorrer dos anos. Com a moda do fria como um iceberg e não tenho sentimentos, as pessoas insistem em ocultar uma parte essencial de si mesmas: O amor. Diga para alguém importante que você a ama, ou que você o ama. Expresse seu amor pela outra pessoa, diga o quanto ela é importante para você, o quanto ela faz diferença na sua vida. Fale isso para seus parentes, mozão, animal de estimação ou até a síndica do seu prédio. O amor não tem limites, não enxerga da forma como vemos e se manifesta nas mais simples ações. Não reprima os seus sentimentos, espalhe isso pelo mundo.

Pusheen loves you <3

Por,
Paulo Vinícius Soares - Integrante do PET Computação