domingo, 7 de agosto de 2016

A Lógica Matemática

    Para nós, estudantes de Ciência da Computação, a vivência com a matemática é algo diário e natural. Utilizamos tanto diretamente nos cálculos como também através de aplicações da lógica formal. Quando dito sobre a lógica formal entramos no assunto do post de hoje: lógica matemática!
    A lógica matemática surgiu em meados do século XIX como uma forma de transmitir informações de forma não ambígua. Aristóteles estudou a estrutura lógica da argumentação para provar que mesmo que os argumentos sejam convincentes eles podem não estar corretos.

""Pinguins são em preto e branco. Alguns shows de TV antigos são em preto e branco. Logo, alguns pinguins são antigos shows de TV""




    Uma forma de analisar logicamente proposições é através de tabelas verdade. Uma tabela verdade é uma tabela com todas as proposições e suas possíveis combinações. (Um caso com n proposições terá 2^n linhas na tabela verdade.)


    Além da tabela verdade há a dedução natural, pela qual a partir de premissas se consegue chegar a uma conclusão. Para isto são definidas regras. Um exemplo de questão feita com a dedução natural é a questão 15 do POSCOMP 2015.


Por,


Dandara Sousa - Integrante do PET Computação

Nenhum comentário :

Postar um comentário