sábado, 13 de agosto de 2016

Uma visão geral sobre as camadas de redes no modelo de referência OSI

Dentro do contexto de redes de computadores, as camadas de redes possuem responsabilidades específicas, mas se trata de um modelo standart para protocolos de comunicação entre os diversos sistemas a fim de garantir a comunicação end-to-end.
O modelo divide as camadas em sete e estão empilhadas de forma hierárquica: Aplicação, apresentação, sessão, transporte, rede, enlace de dados e física.

Figura 1: Figura esquemática sobre o modelo hierárquico das camadas de rede.
Camada de Aplicação
Atua como janela onde os processos de aplicativos e usuários podem acessar os serviços de rede, separando a existência de comunicação em rede entre processos de diferentes computadores. Toda comunicação de rede que a máquina fizer, deve passar por essa camada.

Camada de Apresentação
Atua como tradutor de dados para a rede, convertendo o formato do dado recebido pela camada de aplicação em um formato comum a ser usado na transmissão deste dado. Também é responsável pela compressão e criptografia dos dados.

Camada de Sessão
Estabelece a sessão entre processos em execução em estações diferentes, permitindo ainda que as camadas superiores possam organizar, sincronizar e gerenciar suas trocas de dados. É atribuída à essa camada ainda a transferência de dados, dos erros e administra os registros das transmissões. O controle entre os diálogos é realizado através de tokens evitando que duas partes do sistema executem a mesma região crítica.

Camada de Transporte
É responsável pela transferência econômica, eficiente e confiável dos dados entre a máquina destino e máquina origem, garantindo que os dados cheguem na ordem correta, independentemente do tipo, tipologia ou configuração da rede. A comunicação entre processos ocorre através da troca de mensagens por sockets, que podem ser lidos como interfaces que intermediam os processos de aplicação e a camada de transporte.

Camada de Rede
A camada de rede controla a operação da sub-rede, decidindo que caminho físico os dados devem seguir com base nas condições da rede, na prioridade do serviço e em outros fatores. Além disso, é responsável pelo roteamento, controle de tráfego da sub-rede, fragmentação de quadros e mapeamentos de endereços lógicos-físicos.

Camada de Vínculo de Dados ou Enlace de Dados
A camada de vínculo de dados proporciona uma transferência de quadros de dados sem erros de um nó para outro através da camada física, permitindo que as camadas acima dela assumam a transmissão praticamente sem erros através do vínculo.

Camada física
A camada física, a camada inferior do modelo OSI, está encarregada da transmissão e recepção do fluxo de bits brutos não estruturados através de um meio físico. Ela descreve as interfaces eléctricas/ópticas, mecânicas e funcionais com o meio físico e transporta os sinais para todas as camadas superiores.

No POSCOMP 2015, a questão 65 abordou esse tema com a seguinte pergunta:

No modelo de referência ISO/OSI, qual camada deve gerenciar tokens, impedindo que duas partes tentem executar, ao mesmo tempo, a mesma operação crítica?
(A) Sessão
(B) Transporte
(C) Apresentação
(D) Sincronização
(E) Aplicação

De acordo com o que foi visto acima, a camada responsável por evitar o acesso de duas partes do sistema à uma mesma região crítica, além de se comunicar através de tokens é a camada de Sessão. Logo, a resposta correta é a letra A.

Boa sorte e bom POSCOMP à todos.

Por: 


Nenhum comentário :

Postar um comentário